Prevenções

Prevenções

Na odontologia, a prevenção é fundamental para manter os dentes e gengivas limpos e saudáveis. Visitas regulares são crucias para evitar enfermidades que causam complicações graves como tártaro, gengivite, periodontite e cáries. Ações preventivas ajudam aumentar a vida útil dos tratamentos bucais já realizados e evita complicações futuras.

Prevenções

Sua saúde geral e os seus hábitos de vida podem impactar a sua saúde dental. Além disso, alguns fatores são considerados de risco para problemas bucais, tais como tabagismo, obesidade, consumo de açúcar, piercings e etc.

   

Ter uma dieta balanceada para que seu corpo possa obter os nutrientes também irá influenciar na sua saúde bucal. Por exemplo, se sua dieta é pobre em relação aos nutrientes, sua boca estará mais exposta e dificilmente resistirá a uma infecção. Para as crianças, uma dieta aliada a bons hábitos de higiene bucal lhes ajudará a crescer mais fortes, com dentes resistentes à cárie.

 

No caso dos fumantes, estudos revelaram que são de três a seis vezes mais propensos a sofrer com doenças periodontais avançadas. 


Outra ameaça é o açúcar dos alimentos, pois ele promove o desenvolvimento de placas em nossos dentes. Após se alimentar, pequenas partículas de comida deixadas em sua boca são consumidos pelas bactérias e isso gera ácidos. Esses ácidos dissolvem minerais do esmalte do dente – um processo chamado desmineralização. 


Essa desmineralização pode tornar os dentes mais frágeis, resultando em cárie. É neste ponto que o flúor entra em ação. 


Quando o flúor atinge seu dente, é absorvido pelo esmalte, ajudando a deixa-lo mais forte, restaurando o cálcio e o fósforo perdido, para manter seu dente resistente. Esse processo é chamado remineralização. Ou seja, o flúor auxilia a interromper e prevenir o processo de formação de cárie.


E qual a importância de escovar os dentes corretamente? 


Uma escovação apropriada leva pelo menos dois minutos, mas a maioria das pessoas não chegam a ficar esse tempo cuidando de sua higiene bucal. Escovar os dentes é um processo, que deve começar ao passar o fio dental. Aprenda em 4 passos escovar corretamente os dentes: 


  • Escove pelo menos três vezes ao dia com creme dental com flúor, por ao menos dois minutos. 
  • Passe fio dental todos os dias – normalmente na hora de dormir. 
  • Procure reduzir o consumo de lanches por dia. 
  • Vá ao dentista a cada seis meses. O profissional fará um exame bucal e uma limpeza profissional. 
Escovas de Dentes

Com todos os modelos disponíveis no mercado, muitas vezes o paciente fica em dúvida sobre qual escolher.


Na verdade as escovas com cerdas macias são as melhores para a remoção da placa (biofilme dental) e de resíduos de alimentos de seus dentes sem causar lesões significativas em sua gengiva. As que possuem cabeças pequenas também são boas opções, porque podem alcançar melhor todas as áreas da boca. Mas nossa principal dica é que você escolha a forma e o tamanho que seja mais confortável para você. 


A troca da escova deve ser feita quando começar a apresentar desgaste ou a cada três meses. 


Para as crianças o tipo de escova de dente é importante. As escolhidas devem ser escovas de dente com cerdas de nylon macias e que consigam alcançar todos os dentes.   

Cremes Dentais

É importante utilizar cremes dentais que contenham flúor, que ajuda a fortalecer o esmalte dos seus dentes. Mas atenção: para isso é importante consultar um profissional, pois algumas pessoas podem ser alérgicas a flúor ou possuir uma condição médica, ou ainda estar em tratamento, como um clareamento. 


Para as crianças vale a mesma regra, e sendo o uso liberado pelo dentista procure por um produto que possua flúor e sabor agradável. 


É importante utilizar cremes dentais que contenham flúor, que ajuda a fortalecer o esmalte dos seus dentes. Mas atenção: para isso é importante consultar um profissional, pois algumas pessoas podem ser alérgicas a flúor ou possuir uma condição médica, ou ainda estar em tratamento, como um clareamento. 


Para as crianças vale a mesma regra, e sendo o uso liberado pelo dentista procure por um produto que possua flúor e sabor agradável.

Enxaguantes Bucais

Enxaguantes bucais com flúor fortalecem os dentes, previnem a cárie, e refrescam o hálito. 


Fio Dental

O fio dental é essencial para gengiva saudável, e está disponível em diferentes tamanhos, texturas e sabores. A escolha deve ser pelo modelo que melhor te agrade.

Você sabe quais são os dentes da sua boca?

O ser humano possui de 28 a 32 dentes. Alguns deles são mais conhecidos, outros nem tanto. Conheça quais são eles:


  • INCISIVOS – Os dentes frontais afiados (quatro superiores e quatro inferiores), que são utilizados para cortar alimentos.
  • CANINOS – Por vezes chamados presas, esses dentes possuem a forma pontuda e são utilizados para rasgar e segurar alimentos.
  • PRÉ-MOLARES – Esses dentes possuem duas cúspides pontudas em sua superfície de mordida. Servem para esmagar e rasgar alimentos.
  • MOLARES – Esses dentes possuem várias cúspides na superfície de mordida para auxiliar na mastigação dos alimentos.

 

Solicite avaliação dentária gratuita

Estamos sempre disponíveis!

Se você necessita de maiores detalhes sobre tratamentos e procedimentos, adoraríamos ouvir você. Preencha o formulário ao lado ou faça contato pelo WhatsApp.

Localização

Rua Francisco Frischmann 2529 Curitiba PR

Telefones

(41) 3345 3111

WhatsApp 99112-3106

Contato

oralclin@oralclin.com.br

fundo icone

Deixe aqui seus comentários e solicitações!

Responderemos sua solicitação em até 24 horas.

©2021 Oralclin Odontologia Integrada – Direitos Reservados ViaWebDesign

Rolar para o topo
Responder
Precisa de Ajuda?
WhatsApp
Olá, como a equipe da Oralclin pode te ajudar?